Dica de planejamento: O frango desfiado.

15 de janeiro de 2015 Nenhum comentário

Oi amores!

 

Atendendo aos inúmeros pedidos do passo a passo do meu franguinho delícia, vim compartilhar! Já expliquei que cozinhar é paciência, calma e fogo sempre médio (fora raras exceções). Vejo pessoas cozinhando com tampa aberta, fogo super alto e ai pergunto: Como o alimento ficará saboroso dessa maneira? A cocção é muito importante! Tem muita gente que fala: “Ah Mila meu frango fica branquelo, sem gosto” e eu respondo: é o modo de preparo! Vamos aprender?

 

Passo 1: Nunca lave o seu frango! Isso mesmo, não lave! O frango já possui uma quantidade elevada de água livre. O que é água livre? É aquela água fracamente ligada ao substrato, ou seja, que permite o desenvolvimento de microorganismos e reações químicas. Essa água é eliminada com certa facilidade. Já repararam que durante o cozimento o frango libera bastante água? Isso se chama água livre. A quantidade de água de uma alimento irá determinar a sua vida útil e além disso, “lavando”o frango em água corrente vocês na verdade não estão lavando nada e sim contaminando o alimento! Ai tem pessoas que falam: “Ah, mas vai cozinhar e mata tudo.” E eu respondo: Negativo! Nem tudo, então cuidado e higiene no preparo, por favor!

 

Passo 2: Retire o frango da embalagem, elimine as partes indesejadas e acrescente vinagre (de maça ou de arroz). Não se preocupe que não vai ficar com gosto de vinagre.

 

Passo 3: Reserve esse frango. Coloque em uma recipiente e deixe na geladeira (nada de deixar em cima da pia – tudo que precisa de refrigeração tem que ficar onde? Na refrigeração! Segurança alimentar sempre!)

 

Passo 4: Vamos preparar o tempero. Vou listar abaixo os ingredientes e o modo de preparo.

 

Ingredientes

1 kilo de filé de frango

3 dentes de alho

1 cebola bem picadinha

Azeite

Vinagre de maça ou arroz

Sal rosa do Himalaia

 

Modo de Preparo

1. 
Limpe o frango e corte em pedaços.

2. 
Amasse 2 dentes de alho ( uma dica: coloco os alhos em um pilão e acrescento um pouquinho de sal rosa para ajudar a amassar melhor – esse é o primeiro “pulo de gato”).

3. 
Nesse mesmo pilão acrescente um pouquinho de vinagre (1 colher de chá) e passe esse pastilha em todo o frango que está reservado.

4. 
Amasse mais um dente de alho e pique a cebola.

5. 
Em uma panela coloque um pouquinho do óleo que você utiliza, acrescente a cebola e refogue por alguns segundos, depois acrescente o alho (sempre depois porque ele queima mais rápido que a cebola).

6. 
Acrescente o frango, mexa bem para que todo o refogado se espalhe de forma homogênea e coloque o sal.

7. 
Tampe a panela.

8. 
E não acrescente água, o frango já possui uma quantidade grande e tampando a panela essa água vai soltar e cozinhar o seu franguinho e deixá-lo bem macio (segundo “pulo do gato”).

9. 
Depois processe no processador ou desfie da sua maneira.

 

Viram como é fácil?

 

Beijinhos.

 


Página Inicial